Descrição
Programa de Formação
Designação da Ação | Comunicação e Imagem Empresarial | Duração | 16 horas |
Local | A combinar | Horário | A combinar |
Formador: |
Coordenador Pedagógico: Ana Moura
Destinatários: Este curso destina-se a todos os profissionais cujas funções estão diretamente ligadas às atividades de Comunicação Empresarial, nomeadamente:
|
Pré Requisitos: NA |
Enquadramento:
Aprenda a criar, proteger e manter uma imagem da Empresa e dos seus Colaboradores. A Comunicação Empresarial é uma atividade estratégica para as diretorias e presidências das Empresas. Ela engloba, nas Empresas, a supervisão da assessoria de imprensa, o planeamento, implementação e condução das ações de comunicação interna— o que envolve o público interno, ou seja, os funcionários, e todo e qualquer relacionamento com o público externo, no âmbito corporativo. |
Objetivo Geral:
Este curso tem como objetivo dotar os participantes dos conhecimentos ferramentas necessárias a conceberem e implementarem eficazes sistemas de comunicação, compreendendo a importância da comunicação na imagem que a Empresa transmite a todos os stakeholders. |
|
Objetivos Específicos:
|
|
Conteúdos | Duração |
Carga Horária | |
MÓDULO I – SISTEMA DA COMUNICAÇÃO | |
O que é a comunicação | 1h |
A performance da comunicação | 30m |
Os princípios de uma comunicação eficiente | 1h |
MÓDULO II – DA ESTRATÉGIA DE MARKETING À ESTRATÉGIA DA COMUNICAÇÃO | |
Mix da comunicação empresarial | 1h |
A arquitetura da comunicação | 30m |
Elaboração de uma estratégia de comunicação | 1h |
Plano de comunicação | 1h |
Briefing de comunicação | 1h |
Orçamento | 30m |
Avaliação | 30m |
MÓDULO III – SUPORTES DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL | |
Os principais instrumentos da comunicação empresarial externa | 1h30 |
A importância da comunicação interna | 1h30 |
MÓDULO IV – COMUNICAÇÃO E VISIBILIDADE EMPRESARIAL | |
A identidade visual e a coerência de registos | 1h |
Criar vantagens competitivas através da comunicação | 1h |
A gestão da comunicação e a força de vendas | 2h |
A emergência de novos canais de comunicação: da internet ao comércio eletrónico | 1h |
Modalidade de formação: formação contínua e de aperfeiçoamento |
Organização da formação: Formação Presencial |
Metodologia de formação:
A metodologia pedagógica utilizada é centrada no formando, nos conhecimentos que já detém e nas expetativas que coloca na formação. O apelo à participação ativa e ao trabalho colaborativo entre os formandos é privilegiado. Irão ser utilizados os métodos:
|
Avaliação:
A avaliação é dividida em 2 momentos
Avaliação formativa que é realizada através de pequenos questionários, trabalhos de grupo e/ou pares e estudos de caso. No decorrer da formação será ainda ponderado atitudes e comportamentos mensuráveis através de grelhas de observação
Avaliação sumativa: através da realização de questionário final, ficha de trabalho ou teste. |
Materiais e equipamentos:
Equipamentos – Sala com 50 m2, boas condições de luminosidade e temperatura (Ar Condicionado); – Sala de formação equipada com mobiliário (mesas e cadeiras); quadro de cerâmica; computador com acesso à Internet e Data-Show.
Materiais pedagógicos: – Kits pedagógicos (inclui pasta, bloco, caneta e manual de formando); – Fotocópias |