Descrição
Designação da Ação | Curso de Formação contínua de motoristas de veículos pesados de Passageiros | Duração | 35 horas |
Local | Horário |
Coordenador Pedagógico: Helena Fernandes
Descrição do Curso
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Destinatários: motoristas titulares de carta de condução C, C+E e sub categorias C1+E | ||||||||||||||||||||||
Pré Requisitos: motoristas que tenham obtido a carta de condução antes de 9 de setembro de 2009 | ||||||||||||||||||||||
Enquadramento:
O curso visa assegurar a qualificação dos motoristas, durante o respetivo exercício, ao longo da sua vida ativa. Trata -se de uma qualificação mais vasta do que aquela que é proporcionada pelo ensino para a obtenção da carta de condução, na medida em que contempla um amplo conjunto de especificidades da condução dos motoristas. Em termos globais visa melhorar as condições de segurança numa dupla perspetiva, incidindo quer sobre a segurança rodoviária, quer sobre a segurança dos próprios motoristas. |
Módulo 1 | Mecânica e eletrónica – 7 horas | ||||
Objetivos Gerais:
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Objetivos específicos:
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Conteúdos | Duração | ||||
Cadeia cinemática: Motor
Funcionamento Componentes e ciclo de operação Fluxos Energéticos Binário e Potência |
3h | ||||
Transmissão
Transmissão manual Transmissão automática Diferencial |
2h | ||||
Componentes de Segurança
Órgãos de segurança Travões Componentes do sistema de travagem Circuito hidráulico de travagem Circuito pneumático de travagem Retarder Componente elétrica e eletrónica do veículo Utilização de motor/transmissão/travões como elemento de segurança |
2h |
Módulo 2 | – Condução Defensiva – 7 horas | |||
Objetivos Gerais:
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Objetivos específicos:
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Conteúdos | Duração | |||
Verificação diária do veículo e sua importância | 1h | |||
Utilização das relações da caixa de velocidades em função da carga do veículo e do perfil da estrada | 1h | |||
Aplicação de técnicas de condução defensiva | 1h | |||
Otimização do consumo de combustível de acordo com as caraterísticas do veículo | 1h | |||
Interação com os passageiros | 1h | |||
Estabilidade do veículo e centro de gravidade | 1h | |||
1h |
Módulo 3 | Regulamentação da Atividade – 7 horas | |
Objetivos Gerais:
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Objetivos específicos:
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Conteúdos | Duração | |
Regulamentação nacional e internacional | 2h | |
Equipamento de segurança a bordo do autocarro; | 2h | |
O transporte de grupos específicos de passageiros | 1h | |
Carga do veículo | 2h |
Módulo 4 – Segurança Rodoviária – 7h | |
Objetivos Gerais:
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Objetivos específicos:
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Conteúdos | Duração: 7h |
Acidentes de trabalho no sector dos transportes rodoviários | 15m |
Características de acidentes rodoviários envolvendo transportes de passageiros | 15m |
Fatores de risco de acidentes em trabalho | 30m |
Fatores de risco de automóveis pesados de passageiros | 15m |
Tipos de acidentes rodoviários e suas consequências
1. Colisões 2. Despistes 3. Atropelamentos |
1h15m |
Criminalidade no transporte, o que significa | 15m |
Prevenção Antes do transporte e da viagem | 15m |
Transporte e estacionamento
1 -Chaves e dispositivos anti-roubo 2 -Estacionamento 3 -Entrada e saída de passageiros 4 -Atribuição das bagagens e bagagens não acompanhadas |
1h |
Em trânsito – Medidas específicas – transporte de passageiros | 15m |
Prevenção
1. No transporte e estacionamento 2. Medidas específicas param viagens internacionais |
15m |
Legislação relativa à responsabilidade das empresas transportadoras | 30m |
Os clandestinos Proveniência e destino | 15m |
O espaço «Schengen» | 15m |
Meios de transportes utilizados pelos clandestinos. | 15m |
O álcool e a condução | 30m |
Os medicamentos e a condução | 30m |
Outras substâncias suscetíveis de alterar o comportamento do condutor | 15m |
Módulo 5 | Regulamentação laboral – 7 horas | |
Objetivos Gerais:
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Objetivos específicos:
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Conteúdos | Duração | |
Durações máximas do trabalho específicas para os transportes | 1h | |
Aplicação prática através do uso do tacógrafo e da regulamentação em vigor | 1h | |
Sanções em caso de não utilização, má utilização ou falsificação do tacógrafo, | 1h | |
Conhecimento do ambiente social do transporte rodoviário (direitos e obrigações dos motoristas em matéria de qualificação inicial e de formação contínua) | 1h | |
Igualdade de oportunidades e regulamentação aplicável | 30h | |
Entradas adicionais no tacógrafo | 30m | |
Análise dos dados tacográficos dos condutores/formandos | 2h |
Modalidade de formação: formação continua e de aperfeiçoamento |
Organização da formação: Formação Presencial |
Metodologia de formação:
A metodologia pedagógica utilizada é centrada no formando, nos conhecimentos que já detém e nas expectativas que coloca na formação. O apelo à participação activa e ao trabalho colaborativo entre os formandos é privilegiado. Irão ser utilizados os métodos:
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Avaliação:
A avaliação é dividida em 3 momentos
Avaliação formativa que é realizada através de pequenos questionários, trabalhos de grupo e/ou pares e estudos de caso. No decorrer da formação será ainda ponderado atitudes e comportamentos mensuráveis através de grelhas de observação. Avaliação sumativa: através da realização de questionário final, ficha de trabalho ou teste no final de cada módulo. Assiduidade: É obrigatória a frequência a pelo menos 80% das horas ministradas em cada módulo, sob pena de perda automática do aproveitamento do módulo. |
Materiais e equipamentos:
Equipamentos – Sala com boas condições de luminosidade e temperatura (Ar Condicionado); – Sala de formação equipada com mobiliário (mesas e cadeiras); quadro de cerâmica; computador com acesso à Internet e Data-Show.
Materiais pedagógicos: – Kits pedagógicos (inclui pasta, bloco, caneta e manual de formando); – Fotocópias |