Descrição
Programa de Formação
Designação da Ação | Comunicação e Qualidade no Atendimento | Duração | 24 horas |
Local | A combinar | Horário | A combinar |
Formador: |
Coordenador Pedagógico: Ana Moura
Destinatários: Quadros, que por inerência dos seus cargos, necessitem de estabelecer contactos funcionais com o público, prestar informações técnicas e resolver ou encaminhar o cidadão para satisfação das suas necessidades. |
Pré Requisitos: NA |
Enquadramento:
A excelência no atendimento não se resume, apenas, a um tratamento com cortesia, passa pelo domínio de um conjunto de técnicas de autoaperfeiçoamento no desempenho individual, técnicas de comunicação e inter-relacionamento pessoal, bem como lidar com situações de conflito e reclamação, visando a excelência do atendimento como uma verdadeira diferenciação na prestação de um serviço orientado para a satisfação e fidelização dos clientes. |
Objetivo Geral:
Desenvolver competências técnicas e comportamentais que permitam atuar em situações difíceis de comunicação. |
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Objetivos Específicos:
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Conteúdos | Duração |
Carga Horária | |
MÓDULO I – PRINCÍPIOS DO ATENDIMENTO AO CLIENTE | |
Os mecanismos da satisfação dos Clientes | 2h |
Como melhorar a comunicação interpessoal | 2h |
Atendimento presencial | 2h |
Apresentação pessoal | 1h |
Necessidade e motivação | 1h |
MÓDULO II – PRINCÍPIOS E ESTRATÉGIAS PARA O BOM ATENDIMENTO | |
Estabelecimento de uma relação de confiança | 30m |
Perguntas abertas e escuta ativa | 30m |
Linguagem corporal | 30m |
Persuasão e atitude | 30m |
Atendimento telefónico e por e-mail | 30m |
Como preparar uma chamada telefónica | 30m |
Organização ao telefone | 30m |
Princípios e regras | 30m |
E-mail ao serviço do atendimento | 30m |
Foco no Cliente | 1h |
Qualidade no atendimento | 1h |
Os diferentes tipos de Clientes | 1h30 |
MÓDULO III – TÉCNICAS DE ATENDIMENTO | |
Atendimento personalizado | 2h |
Gestão de reclamações e de conflitos | 2h |
Comportamento perante uma reclamação | 2h |
O impacto da reclamação na imagem da Empresa | 1h30 |
O livro de reclamações | 30m |
Modalidade de formação: formação continua e de aperfeiçoamento |
Organização da formação: Formação Presencial |
Metodologia de formação:
A metodologia pedagógica utilizada é centrada no formando, nos conhecimentos que já detém e nas expetativas que coloca na formação. O apelo à participação ativa e ao trabalho colaborativo entre os formandos é privilegiado. Irão ser utilizados os métodos:
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Avaliação:
A avaliação é dividida em 2 momentos
Avaliação formativa que é realizada através de pequenos questionários, trabalhos de grupo e/ou pares e estudos de caso. No decorrer da formação será ainda ponderado atitudes e comportamentos mensuráveis através de grelhas de observação Avaliação sumativa: através da realização de questionário final, ficha de trabalho ou teste. |
Materiais e equipamentos:
Equipamentos – Sala com 50 m2, boas condições de luminosidade e temperatura (Ar Condicionado); – Sala de formação equipada com mobiliário (mesas e cadeiras); quadro de cerâmica; computador com acesso à Internet e Data-Show.
Materiais pedagógicos: – Kits pedagógicos (inclui pasta, bloco, caneta e manual de formando); – Fotocópias |