Descrição
Designação da Ação |
Segurança e Prevenção Rodoviária |
Duração | 7 Horas |
Local: | Horário | Das 09H00 às 17H00 | |
Formador: |
Coordenador Pedagógico: Célia Grosso
Destinatários: Condutores que utilizem um veículo automóvel para fins profissionais |
Pré Requisitos: Carta de condução para a respetiva categoria de veículo |
Enquadramento:
O curso de prevenção e segurança rodoviária tem como objetivo atualizar alguns conceitos relacionados com o código da estrada e boas práticas de condução, bem como fornecer novos conceitos, que permitam uma abordagem mais segura ao volante. |
Objetivos Gerais:
|
|
Objetivos específicos:
Diminuição da sinistralidade e custos associados
|
|
Conteúdos | |
Conceito de Segurança Rodoviária | |
Enquadramento Legal Impacto da Sinistralidade Comportamentos e Atitudes Adequados |
|
O Sistema de Circulação Rodoviário | |
Principais Causas dos Acidentes
Fator Humano no Acidente Rodoviário O Condutor e os Outros Utentes |
|
Pressupostos para uma Condução Defensiva | |
Medidas de Segurança Ativa e Passiva | |
Atividades Cognitivas e Físicas Inerentes à Condução | |
Fatores que Influenciam a Condução | |
O álcool e a condução
Os medicamentos e a condução Outras substâncias passíveis de alterar o comportamento do condutor |
|
Condução e Condições Atmosféricas Adversas | |
Modalidade de formação: formação continua e de aperfeiçoamento | |
Organização da formação: Formação Presencial | |
Metodologia de formação:
A metodologia pedagógica utilizada é centrada no formando, nos conhecimentos que já detém e nas expectativas que coloca na formação. O apelo à participação activa e ao trabalho colaborativo entre os formandos é privilegiado. Irão ser utilizados os métodos:
|
|
Avaliação:
A avaliação é dividida em 3 momentos
Avaliação diagnóstica: ocorre no início da ação com a aplicação de um questionário que pretende aferir os conhecimentos dos formandos sobre o tema. Avaliação formativa que é realizada através de pequenos questionários, trabalhos de grupo e/ou pares e estudos de caso. No decorrer da formação será ainda ponderado atitudes e comportamentos mensuráveis através de grelhas de observação Avaliação sumativa: através da realização de questionário final, ficha de trabalho ou teste. |
|
Materiais e equipamentos:
Equipamentos – Sala com 50 m2, boas condições de luminosidade e temperatura (Ar Condicionado); – Sala de formação equipada com mobiliário (mesas e cadeiras); quadro de cerâmica; computador com acesso à Internet e Data-Show.
Materiais pedagógicos: – Kits pedagógicos (inclui pasta, bloco, caneta e manual de formando); – Fotocópias |