Descrição
Programa de Formação
Designação da Ação | O Relacionamento Interpessoal em Contexto Empresarial | Duração | 8 horas |
Local | A combinar | Horário | A combinar |
Formador: |
Coordenador Pedagógico: Ana Moura
Destinatários: Profissionais que pretendam trabalhar competências de comunicação de base por forma a potenciar um relacionamento interpessoal de sucesso. |
Pré Requisitos: NA |
Enquadramento:
Cada Organização, ao constituir uma realidade multifacetada e única, deve ser assim percebido por parte dos seus elementos para que se desenvolva um relacionamento e uma comunicação adequados e eficazes, sendo este tema necessariamente complexo porque os seus intervenientes são seres humanos, também eles dotados de complexidade e multiplicidade. Posto isto, torna-se necessário desenvolver dentro das Organizações novas abordagens e técnicas inovadoras para que a comunicação e relacionamento se torne uma atividade estratégica de sucesso. |
Objetivos Gerais:
|
|
Objetivos Específicos:
|
|
Conteúdos | Duração
Carga Horária |
Definição de comunicação e o seu papel no relacionamento interpessoal | 30m |
O processo de comunicação e os seus intervenientes | 30m |
A comunicação não-verbal: | |
– Fatores de impacto na comunicação verbal e não-verbal | 30m |
– A sintonia da mensagem | 30m |
Obstáculos e barreiras a uma comunicação eficaz | 1h |
Os estilos de comunicação e o seu impacto no relacionamento interpessoal | |
-O estilo agressivo | 45m |
-O estilo passivo | 45m |
-O estilo manipulador | 45m |
-O estilo assertivo | 45m |
Estratégias e técnicas para uma comunicação eficaz | |
-Escuta ativa | 30m |
-Feedback | 30m |
-Clarificação | 30m |
-Reformulação | 30m |
Modalidade de formação: formação continua e de aperfeiçoamento |
Organização da formação: Formação Presencial |
Metodologia de formação:
A metodologia pedagógica utilizada é centrada no formando, nos conhecimentos que já detém e nas expetativas que coloca na formação. O apelo à participação ativa e ao trabalho colaborativo entre os formandos é privilegiado. Irão ser utilizados os métodos:
|
Avaliação:
A avaliação é dividida em 2 momentos
Avaliação formativa que é realizada através de pequenos questionários, trabalhos de grupo e/ou pares e estudos de caso. No decorrer da formação será ainda ponderado atitudes e comportamentos mensuráveis através de grelhas de observação Avaliação sumativa: através da realização de questionário final, ficha de trabalho ou teste. |
Materiais e equipamentos:
Equipamentos – Sala com 50 m2, boas condições de luminosidade e temperatura (Ar Condicionado); – Sala de formação equipada com mobiliário (mesas e cadeiras); quadro de cerâmica; computador com acesso à Internet e Data-Show.
Materiais pedagógicos: – Kits pedagógicos (inclui pasta, bloco, caneta e manual de formando); – Fotocópias |