Descrição

Designação da Acção Acondicionamento de Cargas Duração 8 horas
Local: Sever do Vouga   Horário Laboral das 9h às 17h
Formador: Ricardo Amadeu  

Coordenador Pedagógico:

Destinatários: Adultos, maiores de 18 anos;
Pré Requisitos: NA
Acondicionamento de Cargas Quarteira 8125-303

 

Enquadramento:

Formação profissional contínua para a melhoria de procedimentos e práticas de trabalho no
acondicionamento de cargas transportadas em veículos terrestres, de acordo com as
Orientações relativas às Melhores Práticas Europeias em matéria de acondicionamento de
cargas em transportes rodoviários, publicadas pela Direcção-Geral da Energia e dos
Transportes da Comissão Europeia.

 

Módulo 1
Objectivos Gerais:

No final da ação de formação os formandos deverão ter adquirido as competências
necessárias à consciencialização de atitudes sobre as orientações relativas às melhores
práticas em matéria de acondicionamento da carga nos transportes rodoviários.

Objetivos específicos:

No final da ação de formação os formandos deverão ser capazes de:
– Compreender a necessidade do acondicionamento da mercadoria;
– Identificar os princípios físicos que influenciam o acondicionamento da mercadoria;
– Reconhecer os princípios gerais do acondicionamento da mercadoria;
– Melhorar as suas práticas de acondicionamento de cargas em transportes rodoviários,
tornando-as análogas às “Melhores Práticas Europeias”.

Conteúdos Duração 8h
Legislação relativa ao acondicionamento da carga, responsabilidades e regras
técnicas.
Normas técnicas nacionais e internacionais relativas ao acondicionamento da carga.
Forças aplicadas aos veículos em movimento
Cálculo da carga útil de um veículo ou de um conjunto
Cálculo do volume útil
Estabilidade do veículo e centro de gravidade
Consequências de sobrecarga nos eixos
Cuidados a observar na disposição da carga
Veículos adaptados e embalagens normalizadas
Sistemas de contenção e amarração
Contentores marítimos

 

Modalidade de formação: formação continua e de aperfeiçoamento
Organização da formação: Formação Presencial
Metodologia de formação:

A metodologia pedagógica utilizada é centrada no formando, nos conhecimentos que já detém e nas expectativas que coloca na formação. O apelo à participação activa e ao trabalho colaborativo entre os formandos é privilegiado. Irão ser utilizados os métodos:

  • Ativo
  • Interrogativo
  • Expositivo
  • Demonstrativo
Avaliação:

A avaliação é dividida em 3 momentos

  • Diagnóstica
  • Formativa
  • Sumativa

Avaliação diagnóstica: ocorre no início da ação com a aplicação de um questionário que pretende aferir os conhecimentos dos formandos sobre o tema.

Avaliação formativa que é realizada através de pequenos questionários, trabalhos de grupo e/ou pares e estudos de caso. No decorrer da formação será ainda ponderado atitudes e comportamentos mensuráveis através de grelhas de observação

Avaliação sumativa: através da realização de questionário final, ficha de trabalho ou teste.

Materiais e equipamentos:

Equipamentos

– Sala com 50 m2, boas condições de luminosidade e temperatura (Ar Condicionado);

– Sala de formação equipada com mobiliário (mesas e cadeiras); quadro de cerâmica; computador com acesso à Internet e Data-Show.

 

Materiais pedagógicos

– Kits pedagógicos (inclui pasta, bloco, caneta e manual de formando);

– Fotocópias