Descrição
Designação da Acção | Curso de plataforma elevatória | Duração | 7 horas |
Local | Instalações do cliente | Horário | Laboral das 9h às 17h |
Formador: |
Coordenador Pedagógico:
Destinatários: Profissionais que desempenham funções relacionadas com.
Operadores de PEMP com experiência, exercendo ou que já tenham exercido essa atividade, ou Utilizadores ocasionais, ou sem experiência. |
Pré Requisitos: NA |
Enquadramento:
Em muitas atividades as Plataformas Elevatórias Móveis de Pessoas (PEMP) são equipamentos quase indispensáveis. Quando são usadas corretamente elas permitem o acesso rápido e seguro a zonas onde existem riscos de queda em altura. Além de ser uma obrigação legal das empresas, a formação dos operadores destes equipamentos traduz-se em mais segurança, maior produtividade, custos de manutenção mais reduzidos e menos danos e quebras. As empresas que empregam estes equipamentos são legalmente obrigadas a autorizar a sua utilização apenas a pessoas com a formação adequada. Quem já possui esta habilitação fica em vantagem no recrutamento. |
Módulo 1 | |
Objetivos Gerais:
· Conhecer o enquadramento legal do SNC e as mudanças incorporadas pelo normativo nacional
|
|
Objetivos específicos:
· Motivos Legais, de segurança, de profissionalismo e qualidade. |
|
Conteúdos | Duração 8h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Modalidade de formação: formação continua e de aperfeiçoamento |
Organização da formação: Formação Presencial |
Metodologia de formação:
A metodologia pedagógica utilizada é centrada no formando, nos conhecimentos que já detém e nas expectativas que coloca na formação. O apelo à participação activa e ao trabalho colaborativo entre os formandos é privilegiado. Irão ser utilizados os métodos:
|
Avaliação:
A avaliação é dividida em 3 momentos
Avaliação diagnóstica: ocorre no início da ação com a aplicação de um questionário que pretende aferir os conhecimentos dos formandos sobre o tema. Avaliação formativa que é realizada através de pequenos questionários, trabalhos de grupo e/ou pares e estudos de caso. No decorrer da formação será ainda ponderado atitudes e comportamentos mensuráveis através de grelhas de observação Avaliação sumativa: através da realização de questionário final, ficha de trabalho ou teste. |
Materiais e equipamentos:
Equipamentos – Sala com 50 m2, boas condições de luminosidade e temperatura (Ar Condicionado); – Sala de formação equipada com mobiliário (mesas e cadeiras); quadro de cerâmica; computador com acesso à Internet e Data-Show.
Materiais pedagógicos: – Kits pedagógicos (inclui pasta, bloco, caneta e manual de formando); – Fotocópias |