Descrição

Designação da Acção Curso de plataforma elevatória Duração 7 horas
Local Instalações do cliente Horário Laboral das 9h às 17h
Formador:  

Coordenador Pedagógico:

 

Destinatários: Profissionais que desempenham funções relacionadas com.

Operadores de PEMP com experiência, exercendo ou que já tenham exercido essa atividade, ou Utilizadores ocasionais, ou sem experiência.

Pré Requisitos:  NA

 

Enquadramento:

Em muitas atividades as Plataformas Elevatórias Móveis de Pessoas (PEMP) são equipamentos quase indispensáveis.

Quando são usadas corretamente elas permitem o acesso rápido e seguro a zonas onde existem riscos de queda em altura.

Além de ser uma obrigação legal das empresas, a formação dos operadores destes equipamentos traduz-se em mais segurança, maior produtividade, custos de manutenção mais reduzidos e menos danos e quebras.

As empresas que empregam estes equipamentos são legalmente obrigadas a autorizar a sua utilização apenas a pessoas com a formação adequada. Quem já possui esta habilitação fica em vantagem no recrutamento.

 

Módulo 1
Objetivos Gerais:

· Conhecer o enquadramento legal do SNC e as mudanças incorporadas pelo normativo nacional
Permitir às empresas demonstrar o cumprimento da Lei de Prevenção de riscos laborais nos motoristas

  • Aumentar a qualificação e empregabilidade dos profissionais da condução
  • Reduzir os riscos de acidentes pessoais diretos e indiretos na atividade de motorista
  • Conhecer o funcionamento da máquina e suas regras básicas de manutenção
  • Conhecer as regras de segurança na utilização de Plataformas Elevatórias Móveis de Pessoas, verticais e multi-direcionais;
  • Proporcionar a prática de condução e manobra de máquinas, em diversas condições operacionais por condutores
  • Avaliar individualmente os formandos através de provas escritas e práticas.
 Objetivos específicos:

· Motivos Legais, de segurança, de profissionalismo e qualidade.

Conteúdos Duração 8h
  • O operador
    Limitações e responsabilidades. Aptidão e atitude. Regras gerais de higiene e segurança. Prevenção de riscos nos trabalhos em altura. Equipamento de proteção individual
  • O ambiente de trabalho
    Armazéns, parques e estaleiros. Ordem e limpeza. Circulação. Visibilidade. Atmosfera. Comunicação.
  • A operação
    Verificações. Acesso. Posicionamento. Balizagem. Estabilidade. Deslocação. Elevação
  • A plataforma elevatória
    Tipos de Máquina. Posição do condutor. Normas de utilização. Componentes. Estabilidade. Capacidade de carga. Baterias. Verificações prévias. Manutenção. Acessórios. Reabastecimento. Estacionamento.
  • Exercícios práticos
  • Avaliação teórico prática

 

Modalidade de formação: formação continua e de aperfeiçoamento
Organização da formação: Formação Presencial
 Metodologia de formação:

A metodologia pedagógica utilizada é centrada no formando, nos conhecimentos que já detém e nas expectativas que coloca na formação. O apelo à participação activa e ao trabalho colaborativo entre os formandos é privilegiado. Irão ser utilizados os métodos:

  • Ativo
  • Interrogativo
  • Expositivo
  • Demonstrativo
Avaliação:

A avaliação é dividida em 3 momentos

  • Diagnóstica
  • Formativa
  • Sumativa

Avaliação diagnóstica: ocorre no início da ação com a aplicação de um questionário que pretende aferir os conhecimentos dos formandos sobre o tema.

Avaliação formativa que é realizada através de pequenos questionários, trabalhos de grupo e/ou pares e estudos de caso. No decorrer da formação será ainda ponderado atitudes e comportamentos mensuráveis através de grelhas de observação

Avaliação sumativa: através da realização de questionário final, ficha de trabalho ou teste.

 Materiais e equipamentos:

Equipamentos

– Sala com 50 m2, boas condições de luminosidade e temperatura (Ar Condicionado);

– Sala de formação equipada com mobiliário (mesas e cadeiras); quadro de cerâmica; computador com acesso à Internet e Data-Show.

 

Materiais pedagógicos:

– Kits pedagógicos (inclui pasta, bloco, caneta e manual de formando);

– Fotocópias