Descrição

Designação da Acção FRANCÊS COMERCIAL inicial e intermédio Duração 50 horas
Local – Nas instalações do cliente   Horário  
Coordenador Pedagógico: Helena Fernandes

 

Destinatários:

O francês dos negócios destina-se a profissionais portugueses que desejam desenvolver o seu negócio em França.

Este curso fornecerá aos formandos os recursos linguísticos orais e escritos necessários nas situações de comunicação mais correntes no âmbito do mundo dos negócios.

Pré Requisitos:

  • NA

 

Enquadramento:

Presente nos cinco continentes, é a língua materna de 81 milhões de pessoas. Considerando-se o número de pessoas que têm o idioma como segunda língua, o francês assume a 9ª posição, sendo falado por 181 milhões de pessoas. Língua oficial e de trabalho das organizações internacionais e principais foros multilaterais (ONU, União Europeia, OTAN, Conselho da Europa, etc.), o francês reúne 56 países em torno da Organização Internacional da Francofonia (OIF), que tem, entre suas funções, a missão de promover a educação e a diversidade cultural francófonas.

  Primeiros Socorros – 6 Horas
Objetivos Gerais:

  • Dotar os participantes com competências que permitam melhorar a comunicação com os clientes internacionais.
  • Alargar a oferta da empresa a novos clientes e mercados.
  • Melhorar a imagem da empresa.
  • Definir e planificar uma estratégia de internacionalização.
  • Aumentar e diversificar o número de clientes.
Objetivos específicos:

Conhecer os principais elementos gramaticais;
Utilizar o vocabulário básico relativo à atividade comercial;
Apresentar a empresa, os seus colaboradores e os seus produtos em Francês;
Elaborar documentos e correspondência comerciais;
Receber/visitar clientes/potenciais clientes e fornecedores;
Estabelecer contactos comerciais com potenciais clientes/ clientes;
Conhecer e aplicar a terminologia específica;
Preparar documentos bancários;
Organizar viagens de negócios;
Redigir cartas, e-mails e faxes.

Conteúdos
– Apresentar a empresa que representa, o sector de actividade e a sua posição no mercado;
– Apresentar-se profissionalmente;
– Apresentar os produtos/serviços da empresa;
– Efetuar e receber chamadas telefónicas;
– Agendar, cancelar e/ou adiar uma reunião;
– Vender um produto/serviço e fazer uma encomenda;
– Apresentar ou responder a uma reclamação;
– Receber clientes/potenciais clientes e fornecedores;
– Estrutura e formas de cortesia (“formules de politesses”);
– Escrever um e-mail simples;
– Escrever um texto simples para entrar em contacto com um cliente ou fornecedor; para agendar uma reunião; solicitar/oferecer serviços/produtos, dar informações;
– Organizar uma reunião;
– Redigir um relatório;
– Participar oralmente e de forma ativa num almoço de negócio;
– Debater projetos futuros. 

 

Modalidade de formação: formação inicial/aperfeiçoamento
Organização da formação: Formação Presencial
 Metodologia de formação:

  • O Curso assentará numa metodologia ativa e interativa baseada em oficinas práticas e exercícios. As atividades propostas para a ação incluem:
  • Método ativo;
  • Formação centrada no formando, promovendo a autoaprendizagem.
  • Formação orientada para a prática de situações reais do quotidiano e dia-a-dia profissional utilizando role-plays, debates, e outros materiais que se verifiquem necessários que vão sendo devidamente integradas com breves enquadramentos teóricos sempre que seja necessário.
  • Estratégia teórico-prática que conjuga simultaneamente os processos pedagógicos clássicos e comprovados com as tendências mais recentemente desenvolvidas em formação profissional.
  • Aplicação de técnicas ativas de formação, apoiadas por diversos suportes audiovisuais e instrumentos práticos, com vista à dinamização dos participantes e à aquisição do “saber-fazer”.
  • Fornecimento de documentação especializada relativa aos diversos conteúdos do programa.
Avaliação e Assiduidade:

A avaliação é dividida em 3 momentos

  • Diagnóstico
  • Formativa
  • Sumativa

Avaliação formativa que é realizada através de pequenos questionários, trabalhos de grupo e/ou pares e estudos de caso. No decorrer da formação será ainda ponderado atitudes e comportamentos mensuráveis através de grelhas de observação

Avaliação sumativa: através da realização de questionário final, ficha de trabalho ou teste.

Assiduidade:  É obrigatória a frequência a pelo menos 90% das sessões.

 Materiais e equipamentos:

Equipamentos

– Sala com boas condições de luminosidade e temperatura (Ar Condicionado);

– Sala de formação equipada com mobiliário (mesas e cadeiras); quadro de cerâmica; computador com acesso à Internet e Data-Show,

 

Materiais pedagógicos:

– Kits pedagógicos (inclui pasta, bloco, caneta e manual de formando);

– Fotocópias