Descrição

Designação da Acção Eco-Condução Duração 7 horas
Local Horário Laboral das 9h às 17h
Formador:  

Coordenador Pedagógico:  Alice Amaral

 

Destinatários: motoristas de automóveis pesados de mercadorias e outros condutores
Pré Requisitos:

 

Enquadramento:

Nos dias que correm os automóveis são cada vez mais seguros e económicos, mas isto não é suficiente numa sociedade que cada vez consome mais combustível e cada vez mais poluente. Porém, é o modo como o condutor conduz o seu veículo que muitas vezes condiciona o excesso de consumo e o risco de acidente.

Eco-Condução
Objectivo Geral

  • No final da ação os formandos deverão identificar e executar as principais técnicas a aplicar na condução económica, adequando a condução de modo a efetuar uma utilização ótima do veículo respeitando os princípios básicos de funcionamento do motor e sistemas do veículo.
 
Conteúdos Duração
Carga Horária
Constituintes do veículo 7h
Motor e seus sistemas
Potência, binário e consumo de combustível
Sistemas do veículo
Cadeia cinemática
Eficiência energética – fatores condicionantes
Eficiência do motor
Massa transportada
Coeficiente de resistência aerodinâmica
Coeficiente de resistência ao rolamento
Características da via
Características da condução
Condução económica e ecológica
Planeamento do percurso
Manutenção do veículo
Técnicas de condução económica

 

Modalidade de formação: formação continua e de aperfeiçoamento
Organização da formação: Formação Presencial
Metodologia de formação:

A metodologia pedagógica utilizada é centrada no formando, nos conhecimentos que já detém e nas expectativas que coloca na formação. O apelo à participação activa e ao trabalho colaborativo entre os formandos é privilegiado. Irão ser utilizados os métodos:

  • Ativo
  • Interrogativo
  • Expositivo
  • Demonstrativo
 Avaliação:

A avaliação é dividida em 3 momentos

  • Diagnóstica
  • Formativa
  • Sumativa

Avaliação diagnóstica: ocorre no início da ação com a aplicação de um questionário que pretende aferir os conhecimentos dos formandos sobre o tema.

Avaliação formativa que é realizada através de pequenos questionários, trabalhos de grupo e/ou pares e estudos de caso. No decorrer da formação será ainda ponderado atitudes e comportamentos mensuráveis através de grelhas de observação

Avaliação sumativa: através da realização de questionário final, ficha de trabalho ou teste.

Materiais e equipamentos:

Equipamentos

– Sala com 50 m2, boas condições de luminosidade e temperatura (Ar Condicionado);

– Sala de formação equipada com mobiliário (mesas e cadeiras); quadro de cerâmica; computador com acesso à Internet e Data-Show.

– Viatura (Cliente).

 

Materiais pedagógicos:

– Kits pedagógicos (inclui pasta, bloco, caneta e manual de formando);

– Fotocópias