Descrição

Designação da Acção Condução Defensiva e Económica Duração 16 horas
Local   Horário Laboral das 9h às 17h
Formador:  

Coordenador Pedagógico:

 

Destinatários: Todos os condutores, que utilizem um veículo automóvel para fins profissionais
Pré Requisitos: NA

Condução Defensiva  Vila Nova de Poiares 3350-214

Enquadramento:

A formação de um condutor deve abranger vários domínios, como o conhecimento das regras de trânsito, o domínio das situações de tráfego e a habilidade para manobrar o veículo. A experiência adquirida ao longo dos anos, dá-nos a capacidade de melhorar a reação a determinados estímulos e a capacidade de conseguir responder num intervalo de tempo mais curto, para além da melhoria a nível de comportamento e atitude ao volante.

 

Módulo 1
Objectivos Gerais:

  • Proporcionar a aquisição de competências para uma condução económica de combustível e de material
  • Praticar uma condução defensiva implica conhecer as regras e técnicas de controlo dinâmico da viatura mais adequadas, bem como a utilização de comportamentos e atitudes que potenciam uma condução de menor risco.
Objetivos específicos:

Diminuição da sinistralidade e custos associados
Redução dos custos de manutenção
Redução dos custos com os combustíveis
Aumento da qualidade do ambiente rodoviário
Redução do custo do seguro automóvel
Incentivo à produtividade
Manutenção dos recursos humanos

Conteúdos  
Requisitos para a Condução Automóvel
Enquadramento Legal
Impacto da Sinistralidade
Comportamentos e Atitudes Adequados
Pressupostos para a Condução Defensiva
Controlo Dinâmico
Sistemas Ativos de Segurança
Domínio das Situações de Trânsito
Eco-Driving

 

Modalidade de formação: formação continua e de aperfeiçoamento
Organização da formação: Formação Presencial
 Metodologia de formação:

A metodologia pedagógica utilizada é centrada no formando, nos conhecimentos que já detém e nas expectativas que coloca na formação. O apelo à participação activa e ao trabalho colaborativo entre os formandos é privilegiado. Irão ser utilizados os métodos:

  • Ativo
  • Interrogativo
  • Expositivo
  • Demonstrativo
 Avaliação:

A avaliação é dividida em 3 momentos

  • Diagnóstica
  • Formativa
  • Sumativa

 

Avaliação diagnóstica: ocorre no início da ação com a aplicação de um questionário que pretende aferir os conhecimentos dos formandos sobre o tema.

Avaliação formativa que é realizada através de pequenos questionários, trabalhos de grupo e/ou pares e estudos de caso. No decorrer da formação será ainda ponderado atitudes e comportamentos mensuráveis através de grelhas de observação

Avaliação sumativa: através da realização de questionário final, ficha de trabalho ou teste.

Materiais e equipamentos:

Equipamentos

– Sala com 50 m2, boas condições de luminosidade e temperatura (Ar Condicionado);

– Sala de formação equipada com mobiliário (mesas e cadeiras); quadro de cerâmica; computador com acesso à Internet e Data-Show.

 

Materiais pedagógicos:

– Kits pedagógicos (inclui pasta, bloco, caneta e manual de formando);

– Fotocópias