Descrição

Designação da Acção Movimentação de Cargas

 

Duração 8 horas
Local Instalações do cliente Horário A combinar
Formador:  

Coordenador Pedagógico:

 

Destinatários: Trabalhadores do armazém e motoristas
Pré Requisitos: NA

 

Enquadramento:

Disponibilizar aos participantes conhecimentos que lhe permitam adoptar comportamento seguros na movimentação de cargas;
Treinar as práticas e atitudes adequadas na movimentação de cargas.

 

Módulo 1
Objectivos Gerais:

Reconhecer e aplicar os procedimentos básicos de segurança na movimentação manual e mecânica de cargas.

Objetivos Específicos:

No final do módulo o formando deverá ser capaz de:

  • Reconhecer a importância da adoção de gestos e posturas adequadas no trabalho;
  • Identificar os princípios básicos para a movimentação manual de cargas;
  • Praticar princípios básicos de segurança na movimentação manual de cargas;
  • Verificar a importância da cooperação e do trabalho coletivo na movimentação manual de cargas;
  • Caracterizar os riscos e medidas de segurança relacionados com a utilização de empilhadores;
  • Caracterizar os riscos e medidas de segurança relacionados com a utilização de Porta-Paletes
Conteúdos Duração 8h
Fundamentos gerais de segurança:
  • Noção de perigo e risco;
  • Noção de prevenção e proteção;
  • Enquadramento normativo português da movimentação manual de cargas.
  • Posturas correta
Situações de Risco:
  • Característica da carga (peso, forma, dimensão, conteúdo e posicionamento);
  • Esforço físico necessário (torção ou flexão do tronco, movimentos bruscos e corpo em posição instável);
  • Exigências da atividade (ritmo, duração e distância);
  • Fatores individuais (aptidão física, lesões prévias, vestuário, formação e informação).
 Medidas de prevenção e proteção:
  • Equipamentos de proteção (luvas, calçado e restante vestuário);
  • Sinalização.
  • Boas práticas na movimentação manual de cargas
  • Conservação do estado da mercadoria transportada
  • Simulações/exercícios práticos

 

Modalidade de formação: formação continua e de aperfeiçoamento
Organização da formação: Formação Presencial
Metodologia de formação:

A metodologia pedagógica utilizada é centrada no formando, nos conhecimentos que já detém e nas expectativas que coloca na formação. O apelo à participação activa e ao trabalho colaborativo entre os formandos é privilegiado. Irão ser utilizados os métodos:

  • Ativo
  • Interrogativo
  • Expositivo
  • Demonstrativo

A formação é dividida em 2 grandes momentos: o primeiro momento é desenvolvido em contexto de sala de formação (instalações do cliente) e o 2º momento é realizado em contexto prático, On Job, onde se pretende que os formandos executem as tarefas do dia-a-dia com a supervisão do formador a fim de melhorar ou corrigir procedimentos e posturas.

Avaliação:

A avaliação é dividida em 3 momentos

  • Diagnóstica
  • Formativa
  • Sumativa

Avaliação diagnóstica: ocorre no início da ação com a aplicação de um questionário que pretende aferir os conhecimentos dos formandos sobre o tema.

Avaliação formativa que é realizada através de pequenos questionários, trabalhos de grupo e/ou pares e estudos de caso. No decorrer da formação será ainda ponderado atitudes e comportamentos mensuráveis através de grelhas de observação

Avaliação sumativa: através da realização de questionário final, ficha de trabalho ou teste.

 Materiais e equipamentos:

Equipamentos

– Sala com  boas condições de luminosidade e temperatura (Ar Condicionado);

– Sala de formação equipada com mobiliário (mesas e cadeiras); quadro de cerâmica; computador com acesso à Internet e Data-Show.

 

Materiais pedagógicos:

– Kits pedagógicos (inclui pasta, bloco, caneta e manual de formando);

– Fotocópias