Descrição

Designação da Acção HST Duração 7 horas
Local Lisboa Horário

 

Laboral das 9h às 17h
Formador:  

Coordenador Pedagógico:  Célia Grosso

 

Destinatários: Todos os trabalhadores que necessitem de formação na área
Pré Requisitos: NA

Segurança e Saúde no Trabalho Santa Catarina da Serra 2495-110

Enquadramento:

O curso visa assegurar conhecimentos de proteção e prevenção de riscos profissionais, ao longo da vida ativa. Em termos globais visa melhorar as condições de segurança, incidindo sobre a segurança e saúde dos próprios trabalhadores.

 

Módulo 1 – Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho–horas
Objectivo Geral:

  • Habilitar os trabalhadores que desenvolvem atividades na empresa de conhecimentos e competências genéricas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e de prevenção de riscos profissionais.
Objetivos específicos:

  • Enunciar e descrever os principais perigos e riscos profissionais a que estão sujeitos, respetivos efeitos na saúde e medidas de controlo
  • Identificar boas práticas e comportamentos seguros associados à sua atividade.
Conteúdos Duração
Módulo – PARTE I – ENQUADRAMENTO Carga Horária
Noções básicas de Segurança e Saúde no Trabalho 45m
Enquadramento Legal de SST 45m
Módulo – PARTE II – RISCOS PROFISSIONAIS Carga Horária
Fatores de Risco presentes nos locais de trabalho: Físicos,

Químicos, Biológicos, Posturais, Psicossociais e outros

2h
Medidas de prevenção e proteção de riscos profissionais: regras

básicas de prevenção de riscos profissionais, proteção coletiva e

individual

3h
Boas Práticas de Promoção da Saúde 30m

 

Modalidade de formação: formação continua e de aperfeiçoamento
Organização da formação: Formação Presencial
Metodologia de formação:

A metodologia pedagógica utilizada é centrada no formando, nos conhecimentos que já detém e nas expectativas que coloca na formação. O apelo à participação activa e ao trabalho colaborativo entre os formandos é privilegiado. Irão ser utilizados os métodos:

  • Ativo
  • Interrogativo
  • Expositivo
  • Demonstrativo
Avaliação:

A avaliação é dividida em 3 momentos

  • Diagnóstica
  • Formativa
  • Sumativa

Avaliação diagnóstica: ocorre no início da ação com a aplicação de um questionário que pretende aferir os conhecimentos dos formandos sobre o tema.

Avaliação formativa que é realizada através de pequenos questionários, trabalhos de grupo e/ou pares e estudos de caso. No decorrer da formação será ainda ponderado atitudes e comportamentos mensuráveis através de grelhas de observação

Avaliação sumativa: através da realização de questionário final, ficha de trabalho ou teste.

Materiais e equipamentos:

Equipamentos

– Sala com 50 m2, boas condições de luminosidade e temperatura (Ar Condicionado);

– Sala de formação equipada com mobiliário (mesas e cadeiras); quadro de cerâmica; computador com acesso à Internet e Data-Show.

 

Materiais pedagógicos:

– Kits pedagógicos (inclui pasta, bloco, caneta e manual de formando);

– Fotocópias