Descrição

Designação da Acção Condução de Empilhadores Duração 7 horas
Local Instalações do cliente Horário Laboral das 9h às 17h
Formador:

Coordenador Pedagógico:

 

Destinatários:

Destina-se a todos os profissionais que utilizam equipamentos como empilhadores ou porta-paletes, no desenrolar da sua actividade. Esta formação é obrigatória para o manuseamento destes equipamentos ao abrigo do DL 50/2005.

Pré Requisitos:  Já ter conduzido empilhadores

 

Condução de Empilhadores  Caxarias 2435-999

Enquadramento:

 A ação de formação foi elaborada tendo como principal objetivo reunir competências nos formandos para conduzir um empilhador em segurança, evitando o acidente, através da consciencialização sobre os perigos e riscos a que os trabalhadores estão expostos aquando a condução de um empilhador. Para isso são indicadas as normas de segurança e boas práticas aplicáveis, de forma a eliminar ou minimizar esses mesmos perigos.

É esperado que no final da presente ação de formação, os formandos, para além de aumentarem os seus conhecimentos, efetuem as suas tarefas de modo mais correto e menos perigoso.

A ação de formação não só permitirá maximizar a produtividade como também poderá constituir um meio de redução dos acidentes de trabalho, o que constitui uma mais-valia para a empresa.

 

Módulo 1
Objectivos Gerais:

Identificar a correta utilização dos veículos especiais e conhecer as normas de segurança no transporte de órgãos e materiais.

Objetivos específicos:

No final da ação de formação os formandos deverão ser capazes de:

  • Identificar os principais componentes de um empilhador.
  • Saber como funciona um empilhador, referindo os fatores de estabilidade.
  • Identificar as regras de condução e circulação de um empilhador.
  • Conduzir um empilhador, aplicando as regras de condução/circulação e normas de segurança.
Conteúdos Duração 8h
  • Diretiva máquinas, Decreto-Lei nº 103/2008
  • Decreto-Lei nº 50/2005;
  • Introdução aos diversos equipamentos de elevação de cargas
  • Identificação de perigos e níveis de risco associados à movimentação mecânica de cargas
  • Conhecimento do funcionamento de um empilhador: triângulo e fatores de estabilidade
  • Técnicas para o empilhamento e desempilhamento com empilhadores de coluna e de contrapeso
  • Introdução aos diversos equipamentos de elevação de cargas
  • Identificação de perigos e níveis de risco associados à movimentação mecânica de cargas
  • Conhecimento do funcionamento de um empilhador: triângulo e fatores de estabilidade
  • Técnica para o empilhamento e desempilhamento com empilhadores de coluna e de contrapeso
  • Introdução aos diversos equipamentos de elevação de cargas
  • Classificação dos diferentes tipos de empilhadores e constituição de um empilhador e principais comandos

 

Modalidade de formação: formação continua e de aperfeiçoamento
Organização da formação: Formação Presencial
 Metodologia de formação:

A metodologia pedagógica utilizada é centrada no formando, nos conhecimentos que já detém e nas expectativas que coloca na formação. O apelo à participação activa e ao trabalho colaborativo entre os formandos é privilegiado. Irão ser utilizados os métodos:

  • Ativo
  • Interrogativo
  • Expositivo
  • Demonstrativo
Avaliação:

A avaliação é dividida em 3 momentos

  • Diagnóstica
  • Formativa
  • Sumativa

Avaliação diagnóstica: ocorre no início da ação com a aplicação de um questionário que pretende aferir os conhecimentos dos formandos sobre o tema.

Avaliação formativa que é realizada através de pequenos questionários, trabalhos de grupo e/ou pares e estudos de caso. No decorrer da formação será ainda ponderado atitudes e comportamentos mensuráveis através de grelhas de observação

Avaliação sumativa: através da realização de questionário final, ficha de trabalho ou teste.

 Materiais e equipamentos:

Equipamentos

– Sala com 50 m2, boas condições de luminosidade e temperatura (Ar Condicionado);

– Sala de formação equipada com mobiliário (mesas e cadeiras); quadro de cerâmica; computador com acesso à Internet e Data-Show.

 

Materiais pedagógicos:

– Kits pedagógicos (inclui pasta, bloco, caneta e manual de formando);

– Fotocópias