Descrição
Designação da Acção | Condução de Empilhadores | Duração | 7 horas |
Local | Instalações do cliente | Horário | Laboral das 9h às 17h |
Formador: |
Coordenador Pedagógico:
Destinatários:
Destina-se a todos os profissionais que utilizam equipamentos como empilhadores ou porta-paletes, no desenrolar da sua actividade. Esta formação é obrigatória para o manuseamento destes equipamentos ao abrigo do DL 50/2005. |
Pré Requisitos: Já ter conduzido empilhadores |
Condução de Empilhadores Caxarias 2435-999
Enquadramento:
A ação de formação foi elaborada tendo como principal objetivo reunir competências nos formandos para conduzir um empilhador em segurança, evitando o acidente, através da consciencialização sobre os perigos e riscos a que os trabalhadores estão expostos aquando a condução de um empilhador. Para isso são indicadas as normas de segurança e boas práticas aplicáveis, de forma a eliminar ou minimizar esses mesmos perigos. É esperado que no final da presente ação de formação, os formandos, para além de aumentarem os seus conhecimentos, efetuem as suas tarefas de modo mais correto e menos perigoso. A ação de formação não só permitirá maximizar a produtividade como também poderá constituir um meio de redução dos acidentes de trabalho, o que constitui uma mais-valia para a empresa. |
Módulo 1 | |
Objectivos Gerais:
Identificar a correta utilização dos veículos especiais e conhecer as normas de segurança no transporte de órgãos e materiais. |
|
Objetivos específicos:
No final da ação de formação os formandos deverão ser capazes de:
|
|
Conteúdos | Duração 8h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Modalidade de formação: formação continua e de aperfeiçoamento |
Organização da formação: Formação Presencial |
Metodologia de formação:
A metodologia pedagógica utilizada é centrada no formando, nos conhecimentos que já detém e nas expectativas que coloca na formação. O apelo à participação activa e ao trabalho colaborativo entre os formandos é privilegiado. Irão ser utilizados os métodos:
|
Avaliação:
A avaliação é dividida em 3 momentos
Avaliação diagnóstica: ocorre no início da ação com a aplicação de um questionário que pretende aferir os conhecimentos dos formandos sobre o tema. Avaliação formativa que é realizada através de pequenos questionários, trabalhos de grupo e/ou pares e estudos de caso. No decorrer da formação será ainda ponderado atitudes e comportamentos mensuráveis através de grelhas de observação Avaliação sumativa: através da realização de questionário final, ficha de trabalho ou teste. |
Materiais e equipamentos:
Equipamentos – Sala com 50 m2, boas condições de luminosidade e temperatura (Ar Condicionado); – Sala de formação equipada com mobiliário (mesas e cadeiras); quadro de cerâmica; computador com acesso à Internet e Data-Show.
Materiais pedagógicos: – Kits pedagógicos (inclui pasta, bloco, caneta e manual de formando); – Fotocópias |