Descrição

Programa de Formação

Designação da Ação Comunicação Interpessoal Duração 16 horas
Local A combinar Horário

 

A combinar
Formador:  

Coordenador Pedagógico: Ana Moura

 

Destinatários: Todos os profissionais que pretendam trabalhar e aperfeiçoar as suas competências de comunicação de forma otimizar um relacionamento interpessoal mais eficaz e produtivo.
Pré Requisitos: NA

 

Enquadramento:

Comunicação Interpessoal é o processo pelo qual as informações são trocadas e entendidas por duas ou mais pessoas, normalmente, com a intenção de motivar ou influenciar o comportamento.

Desenvolver competências de uma boa comunicação é primordial para a eficácia de qualquer Organização ou grupo. As falhas de comunicação são as principais fontes mencionadas como o motivo para conflitos interpessoais.

 

Objetivo Geral:

Promover o desenvolvimento de técnicas de forma a tonar mais eficaz os processos da comunicação interpessoal.

Objetivos Específicos:

  • Identificar atitudes e comportamentos facilitadores na comunicação;
  • Promover um clima de confiança e de abertura facilitador de comportamentos de apoio e colaboração;
  • Otimizar a comunicação verbal e não-verbal;
  • Adotar uma comunicação assertiva, benéfica à relação interpessoal;
  • Fomentar o reconhecimento dos contributos individuais;
  • Desenvolver o feedback construtivo com vista ao aperfeiçoamento contínuo das pessoas e das equipas.
Conteúdos Duração
Carga Horária
Ética e deontologia 30m
Princípios, atitudes e comportamentos facilitadores na relação interpessoal 1h
Disponibilidade e pró-ação 30m
Flexibilidade e alternativas 30m
Empatia e confiança 30m
Escuta ativa 30m
A linguagem verbal 30m
A linguagem não-verbal 30m
A otimização da comunicação na equipa 1h
As atitudes predominantes: agressividade, manipulação e passividade 1h
A atitude assertiva como facilitadora da comunicação e da relação interpessoal 1h
A assertividade enquanto técnica para gerir situações difíceis. 30m
A importância do feedback 30m
A crítica construtiva 30m
Feedback segundo a técnica “Sanduíche” 30m
Tipos de perguntas no processo de comunicação: abertas, fechadas, retorno e reformulação 1h
O que é uma equipa 1h30
Equipas de alto de desempenho 1h30
A importância do planeamento e da cooperação 30m

 

Modalidade de formação: formação contínua e de aperfeiçoamento
Organização da formação: Formação Presencial
 Metodologia de formação:

A metodologia pedagógica utilizada é centrada no formando, nos conhecimentos que já detém e nas expetativas que coloca na formação. O apelo à participação ativa e ao trabalho colaborativo entre os formandos é privilegiado. Irão ser utilizados os métodos:

  • Ativo
  • Interrogativo
  • Expositivo
  • Demonstrativo
 Avaliação:

A avaliação é dividida em 2 momentos

  • Formativa
  • Sumativa

Avaliação formativa que é realizada através de pequenos questionários, trabalhos de grupo e/ou pares e estudos de caso. No decorrer da formação será ainda ponderado atitudes e comportamentos mensuráveis através de grelhas de observação

Avaliação sumativa: através da realização de questionário final, ficha de trabalho ou teste.

 Materiais e equipamentos:

Equipamentos

– Sala com 50 m2, boas condições de luminosidade e temperatura (Ar Condicionado);

– Sala de formação equipada com mobiliário (mesas e cadeiras); quadro de cerâmica; computador com acesso à Internet e Data-Show.

 

Materiais pedagógicos:

– Kits pedagógicos (inclui pasta, bloco, caneta e manual de formando);

– Fotocópias